top of page

Olá!

Sou a Mafalda, nasci em 87, e sou a mente caótica/criativa por trás deste estaminé. Faço equipa com o Luís - companheiro de vida e aventuras - com o Gonçalo - o toddler mais fofo do Mundo - e com a Sagres - a cadela mais doce e dorminhoca que existe.

O Aquel'Estaminé nasceu em 2016, graças ao incentivo (e pressão, vá) de família e amigos, que me desafiaram para começar a vender as peças que ia criando. Comecei por participar em (muitas) feiras de rua e aos poucos fui começando também a vender online - o principal meio de venda, no momento. Adoro crochetar, mas não tenho muita alma de negócios e marketing digital, portanto a presença online do Estaminé é mais ou menos semelhante ao estado da minha zona de trabalho: um espaço de caos criativo.

​

"ah, mas já devias fazer crochet há imenso tempo, aprendeste com a tua avó?", perguntam vocês. Nem por isso... a minha avó tinha mãos de fada, mas eu sempre me interessei mais por livros do que por manualidades. Formei-me em Sociologia e trabalhei alguns anos na área. Até que, em 2015, entrei em burn out. A psicóloga aconselhou-me a explorar manualidades: manter as mãos ocupadas e a mente "limpa", para acalmar a ansiedade. Restaurei móveis, pintei mandalas, fiz origami... mas foi o crochet que me apaixonou.

​

"com tantas opções de crochet, porquê Amigurumi?". Eu e o Luís fizémos uma mega-fantástica viagem ao Japão, onde - entre muitas outras coisas - há bonecos fofinhos por todo o lado (não é uma coisa só das crianças). Quando regressei, a memória daquelas figuras alegrava-me e a palavra Kawaii não me saía da cabeça. Kawaii significa fofo, querido, doce - tal como os amigurumi! Portanto, pareceu-me a escolha adequada. Tive aulas, vi vídeos, li imensos fóruns, até conseguir fazer estes bonecos fofinhos e adoráveis, que são um vício e uma perdição!

​

Passados estes anos, aperfeiçoei a técnica, ganhei experiência, testei imensos materiais e modelos. Apenas trabalho com fios 100% algodão e com enchimento de fibra anti-alérgica, sem tratamentos químicos. Estes materiais podem ser lavados a altas temperaturas e são seguros para recém-nascidos e pessoas com alergias. São bonecos que não retêm ácaros como os peluches normais. Portanto... seja um boneco para um bebé, seja um porta-chaves ou uma peça de decoração, todos são seguros e realizados com os mesmos materiais.

​

Após o nascimento do Gonçalo e durante a minha jornada de amamentação prolongada, desenvolvi um gosto e um carinho especial pela temática da amamentação. Por isso, após vários testes e estudos, lancei um Kit de Apoio a Consultas de Amamentação, destinado a CAMS e Doulas. Estes materiais são sempre feitos por encomenda, à medida de cada profissional.

​

mama de crochet é também uma das peças que mais vendo, seja para consultas de amamentação, seja como símbolo de feminismo e empoderamento feminino

​

A maternidade trouxe-me também a curiosidade pelas temáticas da exploração sensorial, brincadeira livre, jogo desconstruído, incentivo à imaginação e criatividade. Como resultado dessas pesquisas, nasceram os Kits de exploração criativa e sensorial.

​

Agora que há conhecem um pouco mais sobre mim e sobre este caos criativo que me caracteriza, espero que gostem de explorar os meus trabalhos! Sigam o Aquel'Estaminé no Instagram e no Facebook para acompanharem todas as novidades!

Se quiserem saber mais, entrem em contacto!

​

Até já,

Mafalda

Telefone

Email

(+351) 962809958

Redes Sociais

  • Facebook
  • Instagram
bottom of page